Desejamos a todos um bom feriado e uma Feliz Páscoa!

pascoa-jpeg

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

antes-depois1 (2)

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Quer mudar seu sorriso?

Como isso funciona? O dentista faz uma moldagem do paciente e o laboratório de prótese faz um modelo de gesso com o molde obtido do paciente. Em cima desse modelo de gesso é feito um enceramento que vai ser como um projeto dos futuros dentes em porcelana. Através de uma técnica chamada de “cera perdida” esse projeto é copiado em um revestimento (gesso para altas temperaturas) e a cera evaporada com altas temperaturas. Onde ficou o espaço do dente, é injetada com pressão a cerâmica E.MaX derretida. Com o dente de porcelana feito, o protético agora pode pintar o dente ou adicionar uma nova camada de porcelana para imitar a translucidez, cor e brilho dos dentes naturais.

Fotos: Laboratório Obra Prima – Nosso parceiro TPD Nilton Ribeiro, Rio de Janeiro/BR.nilton4 nilton

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Curso Cimentação Adesiva

Participando nesta tarde de sexta-feira do curso “Cimentação Adesiva: como minimizar os erros e escolher o material ideal”.

curso

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

coracao

As Infeções dentárias ocultas podem aumentar o risco de doença cardíaca

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Helsínquia, uma infeção na ponta da raiz de um dente aumenta o risco de doença arterial coronária, mesmo sendo assintomática. Este tipo de infeção é muito comum e são normalmente detetados por acaso a partir de raios-X.

Segundo John Liljestrand um dos pesquisadores, o Síndrome de Coronária Aguda é 2,7 vezes mais comum entre os pacientes com dentes não tratados e com necessidade de tratamento de canal radicular do que entre os pacientes sem esta patologia,

O estudo foi realizado no Departamento de Doença Oral e Maxilofacial da University of Helsinki, em cooperação com o Heart and Lung Centre at Helsinki University Hospital.

 

A infeção dentária da ponta da raiz, ou periodontite apical, é uma reação de defesa do corpo contra a infeção microbiana na polpa dentária. Cárie é a causa mais comum de infeção ponta da raiz dental.

Hoje, há mais informação disponível sobre a ligação entre infeções orais e muitas doenças crónicas comuns. Por exemplo, a periodontite, é considerado como um fator de risco independente para a doença arterial coronária e diabetes.

O estudo consistiu em 508 pacientes finlandeses com idade média de 62 anos, que sofriam de sintomas cardíacos no momento do estudo. As artérias coronárias foram examinadas por meio de angiografia, e detetou-se que 36% sofriam de doença arterial coronária estável, 33% tinham a síndrome coronária aguda, e 31% não sofria de doença arterial coronária. Os dentes e maxilares foram examinados com tomografia panorâmica dos dentes e maxilares, e 58% sofriam de uma ou mais lesões inflamatórias.

Os investigadores também descobriram que as infeções na ponta da raiz dos dentes estão ligados a um elevado nível soro de anticorpos relacionadas com bactérias comuns causadores de tais infeções. Isto mostra que as infeções orais também afetam outras partes do corpo. As análises estatísticas tiveram em conta a idade, sexo, tabagismo, diabetes tipo 2, índice de massa corporal, periodontite e o número de dentes.

As doenças cardiovasculares causam mais de 30% das mortes a nível mundial. Podem ser prevenidas por uma dieta saudável, controle de peso, exercício e não fumar. No que diz respeito à saúde do coração, devem ser tomadas medidas para prevenir ou tratar as  infeções orais que são muito comum e muitas vezes assintomática. O tratamento de canal de um dente infetado pode reduzir o risco de doença cardíaca, mas é necessária mais investigação.

 

Fonte:   University of Helsinki.  – Journal of Dental Research.

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

4 gerações no consultório

20160703_175659

 

 

Minha paciente mais jovem! Giovana, a 4ª geração da família Damásio no consultório!
Legado que iniciou com meu pai, Dr. Theodolino Fonseca Soares. Muita emoção!

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Por que o clareamento é o início da maioria dos casos clínicos estéticos restauradores?

“O clareamento dental faz parte de todo o planejamento estético do sorriso, seja como um tratamento individual ou previamente a outros tratamentos restauradores diretos ou indiretos.
Nos dias atuais, o clareamento é um procedimento não invasivo que já apresenta evidências científicas suficientes para uma segura aplicação clínica.
Além disso, com a valorização da estética cada vez mais crescente por parte da sociedade, aumente a cada dia a popularidade deste tipo de tratamento.
Coloca-se como um passo muitas vezes incluso nos planos de tratamento reabilitadores, servindo como um período interessante para se pensar o tratamento programado tendo maior contato com o paciente e observando a sua realidade e anseios. Outro fator favorável é a periodicidade do tratamento, pois a cada ano e meio dois o mesmo paciente pode fazer uma reconsulta pra refazer o clareamento.”

bocas 001

 

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Iniciando os trabalhos do CORIG 2016

Abertura do CORIG 2016, na foto Dra. Marta Schell Soares e Dr. Eduardo Mota.corig

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Tecnologia: próteses metal-free feitas por computador com sistema CAD/CAM

Metal-free-crowns

 

As próteses em porcelana pura ou metal-free têm como característica principal a ausência do metal. Elas não precisam de um suporte metálico para aplicação da porcelana, deixando as próteses unitárias ou pontes fixas mais parecidas com os dentes naturais.

Nesse material, a estrutura interna, normalmente de metal é preenchida por Zircônia ou Dissilicato de Lítio (Emax), altamente resistentes. Além disso, outros pontos positivos da tecnologia são: melhora estética, alta durabilidade, translucidez e pouca possibilidade do aparecimento manchas cinzas nas áreas da gengiva.

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

21º CORIG

 

topo

Estarei participando do 21º Congresso Odontológico Rio-Grandense buscando sempre o conhecimento e atualizações.

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário